Meu carro é 2010 e o estepe nunca foi usado. Isso é uma vantagem?

Tudo tem data de validade. Passou, estragou. Mas você sabia que pneu também tem? Aposto que você achava que se não usar, não gasta e continua valendo, não é? E ainda tem gente que se gaba dizendo que “apesar dos 15 anos de idade do carro, os pneus ainda são originais! ”

Isso está completamente errado! Os pneus duram, sendo usados ou não, cinco anos, no máximo seis, depois que foram fabricados. Por isso, é muito importante para sua segurança saber se os pneus do seu carro estão dentro desse prazo. Depois disso, precisam ser trocados mesmo que, aparentemente, ainda possam ser usados.

É que a borracha, com o passar do tempo, começa a ressecar, deixando o pneu mais vulnerável a estouros e a esfarelar a banda de rodagem, podendo provocar derrapagens. Para ver a data de fabricação é simples: é só procurar na lateral do pneu a marca, como na foto que está abaixo. Ali, os dois primeiros algarismos indicam a semana e os seguintes, o ano em que foram fabricados. No caso, o pneu foi fabricado na 3ª semana do ano de 2013. Passou do tempo de validade, ou seja, cinco a seis anos no máximo da data de fabricação dos pneus de seu carro, troque-os.

Fique de olho nessa data, também, quando for adquirir pneus novos. Pode ser que, na hora de comprar, um vendedor mal-intencionado resolva “empurrar” aquele jogo de pneus que está no estoque há algum tempo e bem próximo da data de validade.

Ah, não se esqueça do eterno “esquecido”: o estepe. Mesmo sem ter sido usado, depois de cinco anos ele também deve ser trocado!

E aí, como está o seu estepe?

Dicas como esta, vc encontra aqui na AboutCar.

#rollcarconsultoria