O seguro pode estar em nome de outra pessoa, sem ser o proprietário?
Essa é uma dúvida frequente de várias pessoas, isso principalmente porque cada seguradora tem uma “regra” diferente, a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) que é a regulamentadora de seguros automotivos no Brasil permite que cada seguradora tenha seu próprio autocontrole.
Sendo assim, quando você pesquisa as empresas de seguradoras de veículos as regulamentações podem variar, ou seja, uma regra que uma seguradora estabelece não é necessariamente usada pela concorrência. Mas, a maioria dessas empresas possibilitam que o seguro esteja em nome de uma pessoa não proprietária daquele veículo.
Sendo assim, podemos dizer que sim, o seguro pode estar em nome de uma outra pessoa sem ser o proprietário. Mas, lembrando que existe exceções e isso não é uma regra que precisa ser estabelecida pelas seguradoras.
Por esse e mais alguns outros fatores, é muito importante com que pesquise bastante antes de contratar um seguro. É bom analisar sempre também quem dirige o veículo, e o segurado. Normalmente, as seguradoras antes de aceitar qualquer tipo de veículo, esses são os principais fatores que eles levam em consideração.
Aqui no blog temos uma matéria completa ressaltando os fatos da variação do preço de um seguro. Confira: https://blog.aboutcar.com.br/2021/03/20/quais-fatores-influenciam-no-valor-do-seguro/