Uma pessoa bateu no meu carro, e agora?
A primeira pergunta é: Você estava com o carro parado? Se sim, não há dúvidas, os danos causados devem ser arcados por quem causou o acidente, o motorista que bateu no seu veículo ou o dono do mesmo, mas, infelizmente, nem sempre você tem a garantia de que não ficará no prejuízo.
Mas e se de o motorista fugir, passar informações erradas ou nem quiser passar o número de telefone? Anote a placa ou tire uma fotografia e faça um B.O. (Boletim de Ocorrência) incluindo a placa do carro e informe a sua seguradora. Assim, ficará mais fácil achar o carro e consequentemente o dono dele.
Eu não consegui anotar a placa, estava de cabeça quente, e aí? A chance de encontrar o carro ainda existe, porém, esse processo pode ser mais lento e nem sempre o veículo será encontrado, por isso, informe o máximo de detalhes possíveis no Boletim de Ocorrência (cor, modelo, marca…). E se houver câmeras de algum prédio, casas, ou até mesmo na via, solicite as filmagens ou imagens a algum responsável.
A pessoa que causou o acidente, terá que registrar o caso? Não, não é necessário registrar o boletim em posição nenhuma que estiver, seja ela o culpado ou não pelo acidente.
Eu posso tirar o veículo do local? Se o veículo estiver em condições de rodar, sem perigo, você pode tirar o veículo do local e levá-lo para um lugar mais seguro. Mas, antes disso, registre todos os detalhes. Caso o veículo não estiver rodando, acione um guincho (as seguradoras fornecem esse tipo de serviço) mas não deixe impedir nenhuma via, isso pode te causar multa e pontos na carteira.