Quero comprar um carro mas ele aprsenta renajud, e agora?

   

O que é isso?

RENAJUD é um sistema on line,  com ligação direta entre o Judiciário e o DENATRAN, onde as informações de processo incidentes sobre o veículo são incluídas no seu prontuário em tempo real. O que antes era muito demorado por conta da burocracia entre os órgãos, hoje é feito instantaneamente. As decisões judiciais que recaem no veículo são cumpridas na hora.

Dependendo da decisão, o impedimento judicial pode ser de transferência ou até mesmo impedimento de circulação, quando o veículo, se encontrado transitando, será levado apreendido pela fiscalização.

Várias são as causas que podem gerar o impedimento judicial. Veja algumas delas:

Dívidas do financiamento do veículo que não foram quitadas, podem iniciar um processo judicial onde o banco credor requer seus direitos judicialmente e caso não sejam quitadas essas dívidas,  o carro pode ser bloqueado na hora pelo sistema;

Ações trabalhistas em que a decisão do juiz não foi cumprida pela parte culpada pode gerar um RENAJUD;

Até mesmo uma conta comum que ensejou um processo judicial e não foi cumprida a determinação do juiz, pode terminar num bloqueio judicial e esse bloqueio pode ir da transferência até mesmo da circulação do veículo pelas vias.  Enfim, uma série de decisões judiciais em que o condenado não cumpre a decisão do juiz e que esse condenado tenha algum veículo registrado em seu nome, poderá recair sobre esse veículo um RENAJUD.

É muito importante saber se o veículo que você está comprando possui essa restrição judicial porque pode ser você a ficar sem o carro e quem deve à justiça é o vendedor desse veículo. Fique ligado!