Posso colocar insulfilme no meu carro?

É comum encontrarmos veículos modificados nas ruas. Muitas vezes por estilo, motivos de trabalho ou segurança, esporte, vários motoristas brasileiros instalam insulfilme, preferem rodas maiores, optam por rebaixar ou envelopam seus automóveis. Mas, isso tudo é permitido pela lei?

‘’Quero colocar insulfilme no meu carro, eu posso?’’

Essa dúvida é frequente e por isso, nós, da AboutCar, viemos sanar essa incerteza.

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito, a legislação que informa as regras para a utilização do insulfilme é o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e essa informação está presente na Resolução 254.

O texto define que a “transmissão luminosa” por meio do vidro dianteiro não deve ser maior a 75%. Em outras palavras, essa película dos carros modificados pode bloquear no máximo 25% da luz, caso contrário, não é permitido. No para-brisa, o filme também deve ser incolor.

Nos vidros laterais, eles podem ser mais escuros e transmissão de luz pode chegar até 70%, assim, irá ter um bloqueio de 30% da luminosidade.

Para as pessoas que não obedecem essa regra, a penalidade é uma infração grave, com multa e retenção do veículo para a regularização, e essa fiscalização compete ao Estado.