Recall
Quando algum problema de fabricação é detectado no veículo, a empresa montadora desse veículo deve chamar os proprietários desses veículos que apresentaram esse defeito e chamá-los para que seja sanado o problema.
Essa reparação deve ser feita sem custo algum para o consumidor . A despesa fica toda por conta da montadora.
COMO FUNCIONA ?
Assim que algum problema de fabricação é identificado no veículo, a montadora deve fazer o chamado aos proprietários desse modelo de veículo que saiu da linha de montagem com o problema, para que compareçam m uma de suas concessionárias para a correção desse defeito. Esse defeito pode causar sérios danos e, as vezes, até a morte dos ocupantes no caso de um acidente. Alguns problemas são menos perigosos mas imagina seu veículo com problemas no sistema de freios, acionamento de air bag, suspensão, etc…
SOU OBRIGADO A FAZER O RECALL?
Hoje em dia sim. Uma nova legislação em vigor determina o impedimento de licenciamento do veículo que foi chamado para o RECALL e não compareceu. Diante dessa situação, o documento do veículo fica sem poder ser emitido pelo Detran de seu estado e posteriormente, se for abordado em uma fiscalização, será apreendido até a regularização.
Além de ser uma ação que vai resolver algum problema que pode evitar um acidente sério, o RECALL tornou-se uma obrigação para o proprietário do veículo que apresenta essa falha na fabricação. Agora, o ponto positivo é que o conserto corre por conta da montadora, independente do ano do veículo, ainda que não esteja com suas revisões em dia.
COMO SEI SE MEU VEÍCULO FOI CHAMADO PARA O RECALL?
Caso o Detran de seu estado não tenha te informado por correspondência ou outro meio de comunicação, faça uma consulta na ABOUTCAR que você terá a resposta se o veículo foi convocado para o RECALL além de ter também a resposta se já foi feito ou não.