As gerações mais antigas são mais desvalorizadas do que as mais novas?

Segundo a KBB Brasil, o estudo realizado pela Toyota Corolla revela que a renovação de um modelo tem um impacto imediato nos preços da geração que está saindo de mercado dos carros 0KM, mas não existem consequências sobre sua taxa de desvalorização média anual.

Ou seja, a vinda de carros novos ao mercado não influencia na desvalorização de modelos mais antigos porque segue o mesmo padrão antes dos veículos a serem lançados. O que desvaloriza um veículo seria o seu próprio desempenho no mercado (volume de vendas, credibilidade, aceitação dos consumidores, liquidez…). No entanto, nem sempre é a geração atual que desvaloriza os modelos mais antigos, como a tabela do Corolla XEi mostra.

Alguns estudos comprovam que, quando uma geração é lançada por uma nova fabricante, a anterior é impactada com seus preços absolutos. Assim, este momento de transição pode ser uma boa oportunidade para os consumidores adquirirem o veículo com o preço bacana, caso não se importem em comprar um veículo prestes a estar desatualizado.

Mas, precisa prestar muita atenção em qual veículo “desvalorizado” você escolherá… Alguns modelos é mais difícil encontrar peças, dificuldade com a rede de concessionárias, alto custo de manutenção, etc.