Você conhece as melhores peruas nacionais?

É comum encontrarmos pessoas que se apaixonam por veículos mais antigos, alguns tem vontade de ter, outros estudam sobre eles, mas será que eles sabem quais são os melhores modelos nacionais?

Esta lista foi feita com os melhores veículos antigos do Brasil, mas lembrando que são veículos avaliados após terem sido usados!

Muitos não sabem mas nós já fomos prolíficos desenhadores de automóveis, mas caminhamos a passos largos a apenas produzi-los, e ainda assim graças a políticas protecionistas apenas. Tire as proteções, a indústria nacional morre. Foi o que houve na Austrália alguns anos atrás.

Então para lembrar a grande variedade de peruas em nosso mercado, aqui vai mais uma lista. Em ordem cronológica, são elas:

1) DKW-Vemag Universal/Vemaguet

Teve sua fabricação ativa de 1956 até 1967. Um veículo que apesar de não ser muito lembrado por nós, foi o primeiro automóvel de verdade a ser produzido no Brasil (se você descontar o Romi-Isetta) foi uma perua: a DKW F91 Universal, produzida aqui pela Vemag. A mesma, era montada com muitos componentes importados, mas em 1958, já em sua definitiva versão F94, de carroceria mais larga (na Alemanha era a Grosser DKW ou Grande DKW) se tornou o primeiro automóvel brasileiro, segundo as definições governamentais. Legal, né?

2) Brasinca 4200GT Gavião

O Gavião foi considerado por algumas pessoas como o unicórnio automobilístico brasileiro. Somente um foi fabricado, e desapareceu pouco tempo depois, para nunca mais ser encontrado.

Uma peruinha muito legal baseada no incrível 4200GT de Rigoberto Soler, era um GT como ele, e equipada também com o Chevrolet seis em linha 261 (4,2 litros) de três carburadores SU do cupê. Como ele, era capaz de passar dos 200km/h, algo incrível então. Esse veículo foi criado para ser uma viatura da polícia rodoviária.

3) Chevrolet Opala Caravan SS6

Começou a ser fabricado no ano de 1976 Opala SS6, com seu seis em linha bravo chamado 250-S, era considerado o carro mais veloz do Brasil segundo a revista Quatro Rodas. Haja vista que este fato é controverso, porque a mesma revista testava em pista curta, mas, com certeza era um dos mais velozes carros nacionais.

4) VW Variant II

A sua fabricação foi iniciada em 1978, porém, para muitos foi um erro. Isso porque acham que a VW deveria ter trazido a Passat Variant alemã em seu lugar.

Isso porque ela sempre teve um motor pouco potente para seu tamanho. A Variantona é grande, equivalente a uma Caravan em espaço interno, mas o motor é o velho conhecido arrefecido a ar do Fusca, com 1.584 cm³ e 54 cv (65 cv brutos declarados na época).

Mas, foi um modelo interessante e diferente projeto nacional. A suspensão dianteira é McPherson, parecida com a do Passat, a direção é moderna pinhão e cremalheira, e usa freios a disco na frente. Atrás são braços arrastados. Uma configuração excelente, parecida com o VW411 alemão, ao Porsche 911 e ao Porsche 924 (este de motor dianteiro). Muitos ainda babam ovo neste modelo, com toda razão, claro!

5) Chevrolet Chevette Marajó

A Marajó não teve tanto sucesso quanto o Chevette sedã. Mas era ainda melhor que ele. Com mais peso atrás, tinha distribuição perfeita de massa nos eixos (50%/50%), e por consequência era ainda mais estável e neutra que o sedã. A revista Motor 3 a proclamava como “o carro mais estável do Brasil”.

Sua fabricação se deu início por meados dos anos 80.