Motoristas que não estiverem com o exame toxicológico em dia em dia receberão multa
Sabemos que o exame toxicológico é obrigatório, e agora, quem não estiver com este exame em dia, corre o risco de tomar multa e são previstos sete pontos na CNH (multa gravíssima) e suspensão do direito de dirigir por três meses.
A fiscalização do exame toxicológico periódico de motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias C, D e E, cuja a validade da CNH expirar entre março e junho de 2021, começaram a partir da última quinta-feira, dia 1º.
Em entrevista à Uirapuru, Lúcio Finkler, o responsável pela comunicação social da 8ª delegacia da Polícia Rodoviária Federal, disse que o motorista tem que procurar um laboratório credenciado para fazer o exame. Seja um fio de cabelo, ou um pedaço da unha, esse material vai para análise clínica para verificar se o condutor fez utilização de alguma substância tóxica ilegal.
A validade deste exame é de 2 anos anos e seis meses. Desta forma, finalizando esse período, o condutor deverá repetir os exames, vale ressaltar também que independente da validade da CHN, ele terá que repetir os exames da mesma forma, com as alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que altera a validade da CNH de cinco para dez anos para os condutores que tenham até 50 anos de idade, os condutores deverão fazer o exame assim que acabar o período de 2 anos e seis meses.
O exame não fica pronto na mesma hora, por isso, é melhor fazê-lo com alguns dias de antecedência, e se, por acaso, o motorista precisa dirigir, ele não poderá enquanto o exame não tiver em suas mãos.
A multa para quem não realiza o exame é agravada em cinco vezes. O preço é de R$ 1.467,35 para quem não estiver com o exame em dia.