Gasolina ou energia em alta, qual pesa menos em seu bolso?
A dúvida frequente é sobre a conta de luz mais cara com a bandeira vermelha de patamar 2, será ainda faz sentido usar um carro elétrico?
A energia elétrica subiu muito nos últimos dias, mas preço dos combustíveis nas bombas dos postos também está em um preço exorbitante, e, talvez, para algumas pessoas, os carros elétricos podem parecer mais atraentes, apesar do custo inicial consideravelmente mais alto.
A energia elétrica também entrou em tendência de alta no Brasil, com a crise hídrica, que torna o custo de geração mais alto, e com o reajuste na tarifa de energia mais cara, anunciado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na semana passada.
Agora, vamos aos custos! Começando pelo veículo que o combustível é a gasolina, como base, vamos pegar o veículo mais vendido do Brasil, Chevrolet Onix. A marca declara um consumo de 13,9 km/l na cidade e de 16,7 km/l na estrada. Com etanol, os números são respectivamente 9,9 km/l e 11,7 km/l.
O preço do litro da gasolina hoje, está em média de R$ 5,405. Assim, a divisão do valor do combustível pelo consumo declarado do Onix mostra que o custo por quilômetro rodado é de R$ 0,38/km em uso urbano e R$ 0,32/km em uso rodoviário.
Agora, o elétrico! A conta de luz varia muito de lugar para lugar, o nosso referencial vai ser por base o cobrado na cidade de São Paulo (SP) e o veículo Renault Zoe. Na capital paulista, o custo por kWh no fim do mês passou a ser de R$ 0,85 (anteriormente R$ 0,76). A medida em quiloWatt/hora é a mesma usada por carros elétricos. Em termos gerais, a capacidade das baterias em kWh mostram o quanto eles conseguem rodar com uma carga completa da mesma forma que a capacidade em litros do tanque de combustível de um carro à combustão determina sua autonomia.
A Renault anuncia que o veículo tem uma bateria de 52 kWh e consegue rodar até 385 km com isso. Assim, seu consumo seria equivalente a 0,13 kWh/km. No entanto, é importante lembrar que o carro elétrico é bem mais eficiente no “anda e para” do trânsito do que em altas velocidades na estrada, situação onde a carga da bateria cai mais rápido.
Mas sabendo quantos kWh ele consome por quilômetro e quanto custa o kWh cobrado pela distribuidora de energia, já se pode saber quanto você gastaria para “abastecer” um carro elétrico na tomada de casa. Declarando o consumo de 0,13 kWh/km e o custo de R$ 0,85 por kWh, custa ao Renault Zoe R$ 0,15 por km rodado, menos da metade do que o visto em modelos à combustão.
Após 12.000 km rodados, um Renault Zoe vai custar R$ 1.835 em um ano mantendo o uso típico e considerando que o carro mantenha o consumo ideal declarado pela montadora. Há outras vantagens financeiras para quem comprar um elétrico, como isenção de impostos, por exemplo (em alguns lugares), além da manutenção mais simplificada por não precisarem de consertos como troca de óleos, fluídos e filtros.
Mas, também há suas desvantagens. A primeira é que esse cálculo leva em consideração o gasto se você carregar o carro na tomada em sua casa e nem todas as residências possuem pontos de carga elétrica tão “forte” para que seja suficiente para abastecer um carro. Dessa forma, uma tomada convencional pode levar dias para dar uma carga completa.
Os eletropostos para carga mais rápida variam na cobrança da carga e algumas montadoras garantem o pagamento do custo de recarga para -alguns- carros. O Brasil hoje tem cerca de 500 eletropostos públicos.