A venda de veículos financiados cresceu 26% no 1º semestre

Sabemos que com a crise financeira, a venda de veículos caiu muito, e com a vinda da pandemia, só piorou. Mas, uma análise mostrou que foram financiados 2,9 milhões de unidades, entre novos e usados, resultando em média de 26% de aumento nas vendas.

Segundo o levantamento realizado pela B3, bolsa de valores do Brasil, a venda de veículos por meio de financiamento no Brasil resultou 2,9 milhões de unidades, sendo modelos novos e usados, automóveis de passeio, motos e veículos pesados. Esse resultado representa aumento de 26% na comparação com o de 2020 e 597 mil exemplares a mais.

“No primeiro semestre do ano passado, o mercado foi bastante impactado pelo início da pandemia do coronavírus e apresentou queda expressiva no número de financiamentos de veículos. Os valores atuais estão bastante próximos aos do primeiro semestre de 2019, quando também foram registrados 2,9 milhões de financiamentos”, falou a superintendente de planejamento da B3, Tatiana Masumoto Costa.

A análise mostra que a procura por automóveis mais velhos segue em alta também, que enquanto os financiamentos de autos leves novos subiram 10,6% em relação ao primeiro semestre do ano passado, os de modelos entre 9 e 12 anos de uso tiveram alta de 52,4%, e aqueles com mais de 12 anos de uso apresentaram avanço de 78,2% nos seis primeiros meses do ano.

Somente no mês 6 (Junho), as compras a prazo somaram 516 mil unidades, o que indica aumento de 33,8% sobre o mesmo mês do ano passado. Na sessão de motos, o crescimento foi ainda maior, já que foram registrados 87 mil financiamentos durante o mês, com aumento de 64,5% na comparação com junho de 2020, quando foram negociados 53 mil financiamentos.