Locadoras deixarão de comprar muitos veículos em 2021

Quem está pensando em viajar, ou programando viagens nas próximas férias ou feriados pode se deparar com dificuldades para alugar um veículo.

A falta de opções e de disponibilidade está em um nível que pode ser considerado um dos piores vistos até hoje, apenas metade dos 800 mil veículos que as locadoras pretendiam comprar em 2021 serão efetivamente adquiridos, segundo a Abla, entidade que representa o segmento de locação. De acordo com o presidente Paulo Miguel Júnior a realidade “é que as montadoras não têm carros para entregar”.

Varias outras entidades ligadas ao universo automotivo revisaram recentemente suas expectativas para o mercado interno neste ano, 2021, a Abla também teve que diminuir a aquisição e o querer por carros zero km.

Com essa nova projeção da entidade, foi de 380 mil a 400 mil automóveis e comerciais -leves- obtidos, é ainda inferior à estimada no mês de Março, de 450 mil unidades. Na ocasião já havia ao menos 200 mil pedidos em aberto, com espera que chegava a 180 dias.

Sabemos que, a falta de componentes está altíssima, especialmente os semicondutores, e as demandas estão ativas em todo lugar, o que fez com que as locadoras diminuíssem ainda mais seus investimentos em 2021: “A queda é impactante frente ao total de carros que o setor compraria, não fossem as consequências dessa pandemia”.

Segundo Miguel Júnior “nossa expectativa é a de que o mercado de veículos só volte à normalidade em 2022”.