Novas funções serão liberadas para a Habilitação digital
Com a vinda da CNH digital, muitos deixaram de lado a habilitação comum, no papel. Esse lado tecnológico é ótimo; uma praticidade fora do comum, mas, as vezes não tem tudo que um motorista precisa, e por isso, novas funções serão liberadas para a habilitação digital com o documento digital, assim, o motorista tem a habilitação no celular de forma ágil e segura.
Com o tempo corrido, o dia-a-dia agitado, a empresária Suzi Rocha demorou para perceber que a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) estava vencida. Porém, com a digitalização dos documentos, ela não terá mais esse problema! A data de vencimento agora é avisada com antecedência pelo aplicativo, interessante, né?!
“Além disso, ela evita papéis e o acesso é muito mais fácil estando no celular.” afirmou Suzi.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, já foram baixadas mais de 16 mil carteiras digitais de Trânsito, que guardam, no celular, a carteira de motorista e o documento do veículo, vale lembrar que a validade do impresso é a mesma! O aplicativo também permite consultar o histórico de emissão da CNH e compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Fora a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas em todo o país.
Com o aplicativo, o motorista pode receber notificações de recall, com as orientações sobre o defeito e as providências necessárias. Além disso, as mensagens de campanhas educativas oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
“Outras funcionalidades serão incorporadas a partir de 2021 como, por exemplo, a possibilidade de indicação do real infrator, aquele condutor que efetivamente cometeu a infração, e não o proprietário do veículo”, justificou Frederico de Moura Carneiro, o diretor-geral do Denatran.
“Outra importante funcionalidade que vai ser agregada é a possibilidade de ser autorizada a transferência de veículo entre duas pessoas que possuam o aplicativo e possam fazer então essa transferência totalmente por meio de assinatura digital. São mais facilidades que esse importante documento de trânsito traz para a sociedade brasileira”, declarou Carneiro.