Você sabe a diferença entre uma CNH cassada e uma CNH suspensa?

Você sabe a diferença entre suspensão e cassação de CNH? Hoje nós vamos te explicar qual a diferença entre uma e outra. Quem é motorista sabe da importância de ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem nenhuma restrição, e você já imaginou ficar totalmente impedido de dirigir? Essa “proibição” é medo, pavor para algumas pessoas, já que as mesmas tem tanto gosto por volante.

E sabemos que a maioria dos habilitados tem esse medo, de perder o direito de dirigir. Mas aqui, com as “cartas na mesa”, esse medo é uma ignorância, porque quanto mais informações, menos riscos. E poucas pessoas sabem que existem duas maneiras de ser impedido de dirigir, variando no tempo desse empecilho. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é bem rígido

Para não ter surpresas desagradáveis, o motorista precisa saber o que diferencia a suspensão da CNH da cassação da CNH.

Então vamos lá, a suspensão é um processo punitivo em que o condutor precisa passar caso houver alguma ou algumas desavenças com os pontos da carteira, multas no trânsito… E ele perde seu direito de conduzir por até 12 meses. O condutor terá sua CNH suspensa caso atinja 20 pontos registrados referentes às infrações cometidas no período de 12 meses.

Assim, o motorista também pode ser suspenso sem ao menos ter atingido os 20 pontos. Para isso, basta que ele cometa uma infração mandatória (já temos matérias especificando quais situações isso acontece). Lembrando que esse período de 12 meses é indiferente aos meses do ano. Ou seja, não acontece obrigatoriamente de Janeiro a Janeiro, mas pode ser de Setembro a Setembro também.

Já a cassação da CNH é a punição mais grave. Nesse caso, o motorista perde o direito de conduzir qualquer veículo por dois anos. Assim, a cassação da CNH acontece caso o condutor cometa uma infração durante os 12 meses de suspensão. Ele certamente também vai ter a CNH cassada caso seja condenado judicialmente por algum crime de trânsito.

A principal diferença entre a suspensão e a cassação da CNH é a rigidez com que cada uma pune. A suspensão é uma punição maior frente às multas e registro de pontos na carteira, contudo, menor comparada à cassação.

Outra diferença que é válida citar, é que a suspensão é aplicada ao proprietário do veículo e ao condutor. Assim, a cassação é aplicada apenas ao condutor quando ele é flagrado ao volante.