O prazo para exame toxicológico vence dia 31 de Agosto

Fique atento! O exame toxicológico iniciou, já está prestes a finalizar! Mais de 835 mil motoristas profissionais portadores de CNH nas categorias C, D e E, com vencimento entre Janeiro e Junho de 2022, devem realizar o exame toxicológico periódico até 31 de agosto.

E, se por um acaso alguém não prestar atenção ao prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ou deixá-lo vencer, será sujeito a uma multa e o valor é de R$ 1.467,35. Além disso, o motorista terá a condenação com 7 pontos na carteira, como infração gravíssima e suspensão do direito de dirigir por três (3) meses.

Esse exame pode ser realizado posto de coleta laboratorial vinculado a algum laboratório credenciado pelo Denatran.

O mesmo, detecta o uso regular de drogas pelo prazo mínimo de 90 dias anteriores à data da coleta da amostra e pode ser feito com pelos ou fios de cabelo.

Deu início no primeiro dia do mês de Agosto em todo o país uma nova fase da fiscalização do exame toxicológico periódico de motoristas que têm Carteira Nacional de Habilitação, -CNH-, nas categorias C, D e E. Essa fiscalização estará checando os condutores com habilitação vencida entre Julho e Dezembro deste mesmo ano, 2021.

A exigência do exame toxicológico periódico faz parte da Lei 14.071, sancionada no décimo mês do ano, outubro de 2020 estabelecendo que motoristas com CNH’s nas categorias C, D e E, com idade inferior a 70 anos, realizem o exame com periodicidade de 2 anos e 6 meses, a contar da data da emissão ou renovação da CNH.