O mercado automotivo na década de 90

Na década de 90, uma grande evolução no mercado automotivo foi a volta de importações de veículos. Contudo isso trouxe uma crise para as montadoras nacionais. Vale destacar também, que o Brasil importa veículos desde o século XIX, tendo então grande importância nessa área.

As importações automotivas no Brasil teve sua pausa na segunda parte da década de 70, para que pudesse dar mais força as montadoras locais. O problema nessa época foi que, essas montadoras, ficaram acomodadas e os veículos tiveram poucas evoluções, lançando modelos muito simples, até a década de 90 onde foi reaberta as importações.

Já no ano de 1990, quando as importações retornaram, as marcas Fiat e BMW já estavam em solos brasileiros novamente com seus modelos. As pessoas não viam a hora de poder ter carros luxuosos vindo da importação, pois no Brasil essa não era a realidade do momento. Porém fato neste período também era a alta inflação.

Logo no meio da década, as marcas brasileiras começaram a sentir o impacto e só assim iniciaram a modernização dos seus veículos. Contudo, alguns veículos não tiveram essa mudança e marcas também chegaram ao fim.