Manual para a manutenção do seu automóvel O que é essencial entender ao realizar a manutenção do veículo?
Certamente, alguém já deve ter compartilhado com você que o fator determinante para a valorização do automóvel durante a revenda é o seu estado de preservação. E isso não se aplica apenas à venda, mas também ao uso diário do veículo; é crucial manter a manutenção e a revisão do automóvel em ordem.
É importante ressaltar que veículos bem-conservados, tanto estética quanto mecanicamente, possuem um valor de mercado consideravelmente superior. Quando esses veículos são submetidos a verificações periódicas e recebem uma proteção abrangente, a necessidade de substituição de peças e os gastos imprevistos tornam-se menos frequentes.
De maneira geral, qual é o procedimento da análise? Basicamente, a inspeção consiste em uma série de verificações para avaliar o estado de saúde do automóvel. Durante esse processo, são examinados diversos pontos, incluindo a condição geral e o desempenho dos elementos mecânicos e elétricos. No caso de identificação de falhas que possam se agravar posteriormente, a oficina responsável realiza a substituição preventiva das peças.
A análise é de extrema importância para garantir que seu veículo permaneça em condições operacionais, alinhado e mecanicamente seguro para circular pela cidade. Portanto, fique atento, permitindo que você desfrute do seu automóvel por um período prolongado, sem preocupações com a manutenção.
Agora que compreendi a utilidade e o processo da análise, com que frequência devo realizá-la? Muitas fabricantes sugerem um intervalo de seis meses ou a cada dez mil quilômetros percorridos, embora cada modelo tenha suas próprias peculiaridades. Em caso de dúvida, consulte o manual do proprietário.
Contudo, é crucial destacar que cada componente possui diferentes intervalos para os quais uma análise é recomendada. Abaixo, destacamos uma lista de itens para verificação com base na quilometragem.
- Ajuste de alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km;
- Troca do filtro de ar do motor a cada 15 mil km;
- Substituição do filtro de combustível a cada 15 mil km;
- Troca do filtro do ar-condicionado a cada 15 mil km;
- Renovação do fluido de freio a cada 20 mil km;
- Troca das velas de ignição a cada 20 mil km.
Nesses cenários, é possível conferir dois parâmetros de período: o estipulado pela fabricante e o específico por peça.
E se eu ultrapassar os 20 mil km? A faixa entre 20 mil e 40 mil km demanda atenção adicional. Nesses casos, além das revisões mencionadas anteriormente, é necessário substituir as palhetas do para-brisa e verificar o estado das coifas da transmissão, substituindo-as, se necessário.
Na faixa de 40 mil a 60 mil km, a lista de itens a serem verificados aumenta. Se necessário, é preciso trocar a válvula termostática e a correia do comando de válvulas, caso exista. Se o veículo já percorreu mais de 80 mil km, acrescente a verificação e substituição do conjunto de pneus, suspensão e manutenção de amortecedores e mangueiras de combustível.
No estágio sênior da vida do veículo, com mais de 100 mil quilômetros, a revisão inclui a troca da bateria, sensores do motor e sistemas de freios.
Quais elementos são examinados durante essa revisão?
É fundamental esclarecer que os itens verificados em uma revisão de 10 mil km não necessariamente serão examinados na revisão de 20 mil km. Tudo depende do modelo do veículo, pois diferentes itens são verificados a cada revisão. Portanto, vamos lá:
- Ajuste de alinhamento e balanceamento Esses procedimentos são essenciais para garantir que o veículo esteja estável e seguro ao circular. Pode-se dizer que o principal fator que prejudica a geometria do veículo é o asfalto, que pode apresentar muitos buracos, dependendo da localização.
A distribuição desigual sobre as rodas desgasta a banda e a rodagem dos pneus, exigindo maior esforço do motor para manter o mesmo desempenho quando alinhado. A sobrecarga, tanto de peso mal distribuído quanto do esforço do motor, resulta em maior consumo de combustível. Portanto, a cada 10 mil km, é imperativo realizar tanto o alinhamento quanto o balanceamento.
- Ajuste de cambagem A correção da cambagem geralmente não é tão recomendada quanto o alinhamento, pois pequenos desajustes podem ser facilmente corrigidos no último. No entanto, é essencial, por exemplo, após o veículo atingir uma cratera em alta velocidade e forçar as rodas dianteiras no meio-fio durante o estacionamento ou após uma colisão.
- Verificação da pintura Uma pintura impecável é desejável, não é mesmo? No entanto, ao longo dos anos, o brilho pode ser prejudicado por fatores naturais, como dejetos de pássaros, chuva ácida e maresia, ou pelo uso cotidiano, como arranhões no capô ao seguir um caminhão na rodovia. Esse é um aspecto avaliado durante a revisão do veículo.
- Nível de água no radiador É crucial verificar regularmente o nível de água no reservatório do radiador, pois o superaquecimento pode causar danos irreversíveis ou dispendiosos ao motor. A retificação completa de um motor pode ser necessária em casos de superaquecimento.
- Substituição do filtro de combustível Os filtros de combustível devem ser substituídos a cada 10 mil km. Eles são responsáveis por filtrar as impurezas presentes nos combustíveis comercializados nacionalmente. Dessa forma, evita-se o acúmulo e a circulação de resíduos abrasivos no interior do motor, prejudicando o desempenho do veículo.
- Verificação das velas de ignição A falta de revisão nas velas de ignição resultará em perda de desempenho e aumento no consumo de combustível. Isso ocorre porque velas desgastadas geram faíscas fracas, comprometendo a eficiência do veículo na queima de combustível.
- Manutenção do sistema de ar-condicionado A troca do filtro, responsável pela purificação do ar que entra na cabine, é recomendada a cada 15 mil km. Isso evita o acúmulo de bactérias e partículas prejudiciais à saúde dos ocupantes do veículo.
- Substituição do filtro de ar do motor A cada 15 mil km, é necessário substituir o filtro de ar do motor, responsável pela entrada de ar no motor e pela prevenção da entrada e circulação de poeira abrasiva. É importante observar que esse período (15 mil km) pode ser reduzido se o veículo trafegar em regiões com alto nível de poeira ou fuligem