Renault Duster apresentará um design renovado e uma ampliação em sua lista de equipamentos em antecipação ao Kardian.
O Renault Duster passará por uma sutil reestilização para se distinguir do Kardian na linha de SUVs da marca. A fim de alcançar esse objetivo, o veículo será aprimorado em sofisticação e equipamentos, conforme indicam as imagens vazadas durante um evento para funcionários da empresa.
As fotografias revelam faróis de LED e lanternas traseiras redesenhadas, com alterações no design interno. A grade dianteira apresenta um novo padrão, com um detalhe laranja que se repete nos frisos laterais. Embora o interior não tenha sido exibido, espera-se mudanças mais sutis nos revestimentos e gráficos.
De acordo com informações do site Autossegredos, o veículo também receberá novos equipamentos, destacando-se a inclusão de seis airbags. Atualmente, o Duster é comercializado apenas com os obrigatórios dois airbags frontais. Além disso, estão previstos um apoio de braço entre os bancos dianteiros, carregador de celular por indução e limpador de para-brisa com acionamento automático.
Segundo o site, o veículo será denominado Duster Plus pela Renault e manterá os motores existentes. As versões mais acessíveis continuarão com o motor 1.6 de até 118 cv e 15,9 kgfm, com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT de seis marchas simuladas.
A versão topo de linha, Iconic Plus, adotará o motor 1.3 turbo de até 170 cv de potência e 27,5 kgfm, sempre com câmbio CVT simulando oito marchas, e a tração permanecerá dianteira.
Segundo informações do site, o Duster Plus já tem preços definidos, variando de R$ 122.290 na versão básica a R$ 153.890 na top de linha. O lançamento oficial está previsto para ocorrer nos próximos dias.
Quanto à possibilidade de uma nova geração, a Dacia já introduziu na Europa a terceira geração do Duster, mas a renovação do SUV da subsidiária da Renault parece mais distante no Brasil, pelo menos com o mesmo nome. A marca anunciou um investimento de R$ 2 bilhões para desenvolver um novo utilitário esportivo híbrido acima do Duster atual, descartando opções como cupê e sete lugares, o que elimina as chances de Rafale e Bigster.
Nesse contexto, especula-se que a terceira geração poderia ser representada por este novo SUV, chegando ao mercado brasileiro com um nome diferente. Com dimensões de 4,34 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,66 m de altura, o veículo é 14 cm mais longo que a geração atual, posicionando-se para competir em uma categoria superior. O novo Duster utiliza a arquitetura CMF-B, a mesma do Kardian, como prometido pela marca para a base deste novo SUV.