Fiat Strada e Volkswagen Saveiro: Duelo entre as Versões Topo de Linha. Quem Leva a Melhor?

A picape da Fiat encontra-se no auge, enquanto sua concorrente sinaliza uma iminente aposentadoria.

As picapes leves praticamente desapareceram do mercado com o advento das intermediárias, situadas abaixo das médias. Atualmente, apenas dois modelos resistem, a Fiat Strada e a Volkswagen Saveiro. A Strada encerrará o ano como o veículo mais vendido no Brasil em 2023, oferecendo diversas versões, inclusive com motor turboflex e câmbio automático CVT.

Enquanto isso, sua rival, com 42 anos de mercado, aparenta estar próxima da aposentadoria com a chegada prevista da nova picape baseada no protótipo Tarok, provavelmente em 2026. A Saveiro, por ora, continua competindo com a concorrente da Fiat. Na linha 2024, recebeu a versão Extreme (R$ 114.580), que enfrenta a Strada Ultra (R$ 133.990) neste comparativo.

Era de se esperar que a Volkswagen não fizesse muitas alterações na já antiquada Saveiro. A picape recebeu ajustes no design, incluindo a dianteira com novos faróis (sem lâmpadas de LED), para-choque e capô. As mudanças estéticas também contemplam rodas aro 15 com pneus 205/60R e detalhes discretos na traseira, como uma faixa escurecida na tampa da caçamba e a inscrição do modelo em letras maiores.

O visual da Strada é mais moderno, embora as alterações na linha 2024 tenham sido ainda mais discretas que na Saveiro. Na versão Ultra, a picape recebeu um filete vermelho na base da grade dianteira, novas rodas aro 16 com pneus 205/55R 16 e novos adereços na carroceria, incluindo plaquetas nos para-lamas dianteiros que identificam o novo motor 1.0 turboflex.

No interior, a superioridade da Strada torna-se ainda mais evidente. Entre outras vantagens, a picape da Fiat possui central multimídia com pareamento sem fio, carregador de celular por indução, hastes para trocas de marcha no volante e botão “Sport” que modifica o mapeamento do motor, além das respostas do acelerador, entre outros.

O Sopro do Turbo Faz a Diferença

Ao ligar (por botão na Strada e pela chave na Saveiro), a diferença entre as duas picapes se amplia. A Strada mostra-se mais ágil e confortável, com um conjunto mecânico mais eficiente que o da Saveiro. O motor 1.0 turboflex da Fiat entrega até 130 cv e 20,4 kgfm a 1.750 rpm, em comparação com os 106 cv e 15,4 kgfm em altos 4.000 rpm do conhecido motor 1.6 aspirado de 16 válvulas da Volkswagen.

Mesmo com câmbio automático CVT, simulando até 7 marchas, a Strada acelera de 0 a 100 km/h mais rapidamente que a Saveiro, com o manual de cinco marchas. A Strada precisa de apenas 9,5 segundos, enquanto a rival da Volkswagen requer 10,2 s, uma vez que apresenta uma relação entre peso e potência menos favorável (9,78 kg/cv contra 9,62 kg/cv da Strada).

Em termos de consumo, a Strada também leva vantagem. De acordo com os dados do Inmetro, a picape da Fiat pode atingir 13,2 km/l de gasolina na estrada e 12,1 km/l na cidade, números que se traduzem em 9,4 km/l e 8,3 km/l com etanol. Na Saveiro, os valores são 12,6 km/l de gasolina em trechos rodoviários e 11,3 km/l em áreas urbanas. Utilizando apenas etanol, os números são 8,9 km/l e 7,8 km/l, respectivamente.

O golpe de misericórdia da Strada ocorre na capacidade de carga e no volume da caçamba, superiores aos da Saveiro. Na Fiat, chegam a 844 litros e 650 kg, em comparação com os 544 litros e 605 kg da rival. A única vantagem da Volkswagen é a tampa traseira com amortecimento.

Considerando prós e contras, a Fiat Strada Ultra sai vitoriosa nesse confronto com a Volkswagen Saveiro Extreme, que possui um baixo mix de produção, direcionada principalmente a frotistas. Isso também justifica a ausência de câmbio automático, um item que demandaria custos de desenvolvimento significativos em uma picape que se destaca mais pela relação custo-benefício.