Evolução da Honda CB 250 Twister: Uma Jornada de Sucesso

Lançada em 2001, a Honda CB 250 Twister tinha a missão de substituir a CBX 200 Strada, e ao longo dos anos, mostrou-se bem-sucedida nessa tarefa. Combinando um design de rua com elementos esportivos, a Twister compartilhava motor e câmbio com a XR 250 Tornado, um modelo voltado para trilhas. Vamos explorar a evolução da Honda CB 250 Twister ao longo dos anos.

Modelos 2001 a 2008

A Honda CB 250 Twister, equipada com um motor monocilíndrico DOHC, gerava até 24 cv de potência e um torque de 2,48 kgfm. Essas especificações foram cruciais para o sucesso da linha. A mistura de desempenho e versatilidade tornou a Twister popular, levando-a a ser exportada para mercados sul-americanos e europeus. Em 2006, a Twister recebeu atualizações estéticas, mas manteve a motorização e o carburador, continuando a dominar o mercado de 250cc mesmo contra rivais com injeção eletrônica.

Especificações:

  • Potência máxima: 24 cv a 8.000 RPM
  • Torque máximo: 2,48 kgfm a 6.000 RPM
  • Velocidade máxima: 150 km/h
  • Consumo: 25-30 km/l
  • Tanque de combustível: 16,5 litros
  • Altura: 1.057 mm
  • Comprimento: 2.031 mm
  • Largura: 746 mm
  • Peso: 145 kg

Modelos 2016 a 2018

Em 2008, a produção da CB 250 Twister foi interrompida devido às novas exigências de emissões. Foi substituída pela CB 300, que eventualmente também não atendeu aos novos padrões de emissões. Em 2016, a Honda relançou a CB 250 Twister com injeção eletrônica, um novo motor e 10 kg a menos. A Twister 250, agora chamada de CB 250F Twister, manteve sua popularidade com um motor mais potente que sua principal rival, a Yamaha 250 Fazer.

Especificações:

  • Potência máxima: 22,6 cv a 7.500 RPM
  • Torque máximo: 2,28 kgfm a 6.000 RPM
  • Velocidade máxima: 150 km/h
  • Consumo: 28 km/l
  • Tanque de combustível: 16,5 litros
  • Altura: 1.072 mm
  • Comprimento: 2.065 mm
  • Largura: 753 mm
  • Peso: 135 kg

Modelos 2019 a 2022

De 2001 a 2018, a Honda CB 250 Twister manteve-se sem variações significativas, mas em 2019 a linha recebeu novos modelos CBS e ABS. Embora as especificações do motor não tenham mudado, esses modelos incluíram importantes sistemas de freios para aumentar a segurança.

Honda CB 250 Twister CBS e ABS

  • CBS (Combined Braking System): Transfere parte da pressão de frenagem do freio traseiro para a roda da frente, aumentando a segurança.
  • ABS (Anti-lock Braking System): Evita o bloqueio das rodas durante frenagens fortes, permitindo ao motociclista manter o controle.

No final de 2022, a Honda anunciou um upgrade para a Twister, que passaria a ter um motor de 300cc, elevando ainda mais a potência e a performance da linha.

Conclusão

A Honda CB 250 Twister evoluiu significativamente desde seu lançamento em 2001, adaptando-se às exigências de mercado e continuando a ser uma escolha popular entre motociclistas. Seja pela sua performance, design ou inovação, a Twister permanece um ícone no mundo das motos.

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