Honda CB 300R: Evolução e Desafios de um Ícone

A Honda CB 300R foi lançada em 2010 para substituir a aclamada CB 250 Twister e atender à nova legislação de emissão de gases poluentes. Com características promissoras, a CB 300R marcou presença ao lado de sua versão para trilhas, a XRE 300, sinalizando uma renovação no portfólio da Honda que também incluía a substituição da XR 250 Tornado.

Apesar do potencial de sucesso, a CB 300R deixou sentimentos mistos entre os entusiastas devido a alguns problemas que surgiram ao longo dos anos. Neste post, vamos avaliar a evolução da Honda CB 300R e entender as razões por trás de seu impacto duradouro na linha de motos de 250cc/300cc da marca japonesa.

Primeiros Anos (2010-2012)

Desde o seu lançamento, a Honda CB 300R foi equipada com injeção eletrônica e duplo comando de válvula no cabeçote, deixando para trás o antigo sistema de carburação da Twister. O motor ganhou 50 cilindradas extras, aumentando de 250cc para 300cc, o que resultou em mais potência e torque.

Especificações do Modelo (2010-2012):

  • Potência máxima: 26,5 cv a 7.500 RPM
  • Torque máximo: 2,8 kgfm a 6.000 RPM
  • Velocidade máxima: 140 km/h
  • Consumo: 14 km/l a 25 km/l
  • Tanque de combustível: 18 litros
  • Altura: 1.040 mm
  • Comprimento: 2.085 mm
  • Largura: 745 mm
  • Peso: 147 kg

Problemas Mecânicos

A Honda CB 300R apresentou falhas críticas no cabeçote do motor entre 2010 e 2012, causando vazamentos de óleo, trincas e até quebra do motor. A Honda recomendou inspeções a cada 4 mil quilômetros, mas não realizou um recall, o que gerou críticas dos proprietários.

Atualizações (2013-2015)

Em 2013, a Honda introduziu o motor flex na CB 300R, aumentando a potência para 26,73 cv e o torque para 2,86 kgfm quando abastecida com etanol. Esteticamente, a moto ganhou novos defletores laterais no tanque e um painel com luz indicadora de partida com etanol. Contudo, a linha foi descontinuada em 2016 devido às novas normas de emissão.

Retorno em 2023

Após sete anos fora do mercado, a Honda CB 300 voltou em 2023 como CB 300F Twister, evoluindo da linha de 250cc. Com um motor flex que entrega 24,7 cv e 2,67 kgfm, a CB 300F se destaca pela dirigibilidade e economia, consumindo quase 40 km/l de gasolina e possuindo seis marchas, uma a mais que a antiga CB 300R.

Especificações do Modelo (2023):

  • Potência máxima: 24,5 cv a 7.500 RPM (gasolina) / 24,7 cv a 7.500 RPM (etanol)
  • Torque máximo: 2,61 kgfm a 5.500 RPM (gasolina) / 2,67 kgfm a 5.500 RPM (etanol)
  • Velocidade máxima: 140 km/h
  • Consumo: 40 km/l
  • Tanque de combustível: 14,1 litros
  • Altura: 1.075 mm
  • Comprimento: 2.084 mm
  • Largura: 755 mm
  • Peso: 139 kg

Conclusão

A CB 300F Twister deixa a antiga CB 300R para trás, trazendo avanços significativos em design e tecnologia, como painel digital completo, iluminação full-LED e tomada USB. A evolução da CB 300R para a CB 300F reflete o compromisso contínuo da Honda com inovação e qualidade.

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