Honda CG 160: Aposta Vitoriosa da Honda para Liderança no Mercado
Lançada em 2016 para substituir a bem-sucedida linha de 150cc, a Honda CG 160 foi uma estratégia da marca japonesa para se manter no topo das vendas de motocicletas no Brasil. Com quatro variações, a linha CG 160 rapidamente se tornou a mais vendida no país, provando que a evolução deste modelo foi bem-recebida pelos clientes e entusiastas da marca.
Vamos explorar a história e a evolução da Honda CG 160, além de uma avaliação detalhada de suas especificações.
Evolução da Honda CG 160 (2016-2023)
Desde sua estreia, a Honda CG 160 manteve a economia de combustível (com média de 40 km/l) e a boa dirigibilidade de sua antecessora, além de melhorias no desempenho. A linha inclui quatro variações: Start, Fan, Titan e Cargo.
Honda CG 160 Start
O modelo de entrada da linha 160cc, a CG 160 Start, é movida a gasolina, alcançando uma potência de 14,9 cv com injeção eletrônica. Equipado com freios a tambor nas duas rodas e partida elétrica, este modelo elimina o uso de pedal para ligar o motor.
Especificações:
- Potência máxima: 14,9 cv a 8.000 RPM
- Torque máximo: 1,54 kgfm a 6.000 RPM
- Velocidade máxima: 120 km/h
- Consumo: 31 km/l
- Tanque de combustível: 14,6 litros
- Altura: 1.087 mm
- Comprimento: 2.032 mm
- Largura: 739 mm
- Peso: 121 kg
Honda CG 160 Fan
A CG 160 Fan é a versão intermediária, com especificações semelhantes às da Titan, mas com um design mais simples. Com motor flex, atinge 14,9 cv com gasolina e 15,1 cv com etanol, com torque de 1,61 kgfm.
Especificações:
- Potência máxima: 15,1 cv a 8.000 RPM
- Torque máximo: 1,61 kgfm a 6.000 RPM
- Velocidade máxima: 130 km/h
- Consumo: 35 km/l a 41 km/l
- Tanque de combustível: 16,1 litros
- Altura: 1.087 mm
- Comprimento: 2.032 mm
- Largura: 739 mm
- Peso: 121 kg
Honda CG 160 Titan
A CG 160 Titan, a versão topo de linha, oferece um estilo esportivo com defletores laterais, suporte de placa na rabeta e componentes exclusivos. Possui um painel completo com várias funcionalidades.
Especificações:
- Potência máxima: 15,1 cv a 8.000 RPM
- Torque máximo: 1,61 kgfm a 6.000 RPM
- Velocidade máxima: 130 km/h
- Consumo: 41 km/l
- Tanque de combustível: 16,1 litros
- Altura: 1.087 mm
- Comprimento: 2.032 mm
- Largura: 739 mm
- Peso: 121 kg
Honda CG 160 Cargo
Destinada a atividades de carga, a CG 160 Cargo é popular entre trabalhadores autônomos e frotistas, com um robusto bagageiro que suporta até 20 kg.
Especificações:
- Potência máxima: 15,1 cv a 8.000 RPM
- Torque máximo: 1,54 kgfm a 7.000 RPM
- Consumo: 35 km/l a 41 km/l
- Tanque de combustível: 16,1 litros
- Altura: 1.085 mm
- Comprimento: 2.038 mm
- Largura: 754 mm
- Peso: 119 kg
Consulta de Histórico
Está pensando em comprar uma CG 160 usada? Consulte o histórico do veículo para garantir uma compra segura e evitar problemas futuros.
Pequenas Modificações ao Longo dos Anos
Mesmo após sete anos desde seu lançamento, a Honda CG 160 continua relevante, com poucas mudanças ao longo dos anos. Uma adição significativa foi o sistema de freios CBS (sistema de freios combinados), melhorando a eficiência da frenagem.
Edições Especiais e Atualizações Estéticas
Uma edição especial notável foi a “Titan 25 anos”, comemorando o aniversário do modelo com grafismos exclusivos. Além disso, atualizações de cores e design mantêm a CG 160 atraente e atualizada.
CG 160 Start Fusco
Embora não seja uma variação oficial da Honda, a CG 160 Start Fusco, um triciclo de carga leve baseado na CG 160 Start, destaca-se no mercado de transporte leve, fabricado pela empresa brasileira Fusco Motosegura.
Manter-se informado é essencial para fazer a escolha certa na hora de comprar sua moto.