Honda Civic G10: Evolução e Impacto no Mercado Brasileiro

O Honda Civic G10 foi lançado no Brasil em 2017, marcando uma transformação significativa no mercado. Com um novo motor e um estilo visual inovador, o modelo se destacou entre seus concorrentes, parecendo até mesmo uma categoria acima.

Design

Desde sempre, o Civic se destacou pelo design ousado, e a décima geração elevou essa característica. Com um visual de coupé de quatro portas, a mudança radical gerou reações polarizadas.

A dianteira manteve os faróis com projetor para luz baixa e refletor para alta, adicionando um “L” em LED para luzes de posição e diurnas (DRL). O para-choque ganhou detalhes em preto fosco, abrigando os faróis de neblina e ajudando na refrigeração do motor.

Na lateral, os vincos nas portas e o teto que se estende suavemente até a extremidade da tampa do porta-malas conferem um ar premium, distanciando-se do tradicional perfil de sedã.

A traseira foi renovada com mais vincos e novas lanternas que invadem a tampa do porta-malas. As luzes de posição traseiras em LED, estendendo-se até o prolongamento funcional das lanternas, criam um visual distinto à noite.

Pensando em Comprar um Civic G10?

Antes de fechar negócio, consulte o histórico do veículo. Esse passo é crucial para garantir uma compra segura. Com a consulta, você verifica se o carro tem histórico de acidentes, roubos, leilões, débitos, multas, restrições e recalls pendentes.

Mecânica

As mudanças visuais ousadas não se refletiram tanto na mecânica. A plataforma é nova, mas o motor 2.0 aspirado Flex de até 155 cv e 19,5 kgfm, utilizado na nona geração, foi mantido na maioria das versões. A grande mudança está na transmissão: a antiga caixa automática de cinco marchas foi substituída por uma transmissão CVT, simulando até sete marchas. A versão de entrada também podia ser equipada com uma caixa manual de seis velocidades.

A versão Touring trouxe a verdadeira inovação mecânica com o motor 1.5 turbo da família EarthDreams, importado do Japão. Com 173 cv e 22,4 kgfm, oferece desempenho superior, distanciando-se ainda mais dos concorrentes com motores aspirados. Tanto o 2.0 quanto o 1.5T são combinados com uma transmissão CVT e tração dianteira.

Interior

O interior do Civic G10 mudou completamente em relação ao G9. A principal diferença é a substituição do painel de instrumentos dividido em dois andares por um painel convencional com um cluster unificado e uma tela de 7 polegadas para funções principais, dependendo da versão.

O acabamento evoluiu, com saídas de ar menores e horizontais, e um console central modernizado, incluindo um sistema eletrônico de acionamento do freio de estacionamento com função Auto Hold. O volante manteve os três raios, mas com um novo design, e a central multimídia integrou comandos do ar-condicionado, que nas versões mais caras passou a ser de duas zonas.

Tecnologia

A décima geração do Civic trouxe uma série de avanços tecnológicos, mesmo nas versões de entrada:

  • Ar-condicionado digital
  • Seis airbags
  • Controles de tração e estabilidade
  • Luzes diurnas em LED
  • Faróis de neblina
  • Painel de instrumentos semi-digital
  • Central multimídia com Bluetooth
  • Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
  • Vidros com função “um-toque” para todos

A versão Touring, mais cara e equipada, inclui:

  • Teto solar elétrico
  • Multimídia com tela maior e espelhamento para smartphones
  • Faróis principais Full LED e de neblina em LED
  • Ar-condicionado de duas zonas
  • Sistema LaneWatch com câmera no retrovisor direito
  • Banco do motorista com ajustes elétricos
  • Retrovisor fotocrômico

Principais Pontos Fortes

  • Comportamento: O Civic é conhecido por ser prazeroso de dirigir, tanto na cidade quanto na estrada, e a décima geração reforçou essas qualidades.
  • Design: O G10 agrada a maioria dos consumidores com seu design diferenciado e interior evoluído.
  • Itens de Série: O G10 trouxe uma lista robusta de equipamentos, tornando-o muito confortável e conveniente.

Principais Pontos Fracos

  • Motor 2.0: Embora eficiente, o motor 2.0 aspirado não se compara aos motores turbo dos concorrentes em desempenho e economia.
  • Espaço Traseiro: A nova silhueta de coupé reduziu o espaço traseiro, tornando-o desconfortável para passageiros altos.
  • Motor 1.5T: Apesar do desempenho superior, o motor turbo tem alto consumo de combustível e é caro para manter.

Outros Concorrentes

Além dos já mencionados, o Civic G10 compete com modelos como Kia Cerato e CAOA Chery Arrizo 6.

Histórico de Versões

A décima geração do Civic trouxe várias versões e atualizações ao longo dos anos, cada uma com suas próprias novidades e aprimoramentos. Desde o lançamento inicial até as versões mais recentes, o Civic continuou a evoluir, mantendo-se competitivo no mercado.

Conclusão

O Honda Civic G10 é uma escolha sólida para quem busca um sedã com design ousado, tecnologia moderna e um desempenho confiável. Com uma evolução constante ao longo dos anos, ele continua sendo uma opção atraente no mercado de automóveis.