Veículo com bloqueios, o que é?
Descobriu que o veículo adquirido possui diversos bloqueios? Não se preocupe! A seguir, explicamos tudo sobre esse problema e como resolvê-lo.
O que significa um veículo com bloqueios diversos?
Um veículo com bloqueios diversos é aquele que apresenta restrições devido a motivos judiciais, administrativos ou policiais. Entenda mais sobre cada tipo de bloqueio:
1. Bloqueio Judicial
Conhecido também como restrição Renajud, este bloqueio ocorre quando há processos legais relacionados a dívidas, penhoras, falências ou questões trabalhistas. A ordem judicial impede a venda ou transferência do veículo até que a dívida seja quitada ou o processo resolvido. A circulação do veículo também pode ser proibida enquanto a restrição estiver ativa.
2. Bloqueio Administrativo
Aplicado pelo Detran, o bloqueio administrativo acontece quando há descumprimento dos prazos para processos como transferência ou Comunicação de Venda. Esse bloqueio persiste até que os documentos sejam regularizados junto ao órgão de trânsito.
3. Bloqueio Policial
Esse tipo de bloqueio é imposto em casos de roubo, furto, estelionato, apropriação indébita ou investigação policial. Para um veículo roubado ou furtado, o bloqueio é solicitado após o registro de Boletim de Ocorrência e pode durar até 72 horas. O desbloqueio só ocorre quando o veículo é recuperado.
Como consultar bloqueios de veículos?
Para verificar bloqueios, acesse o site do Detran do estado onde o veículo foi registrado. Tenha em mãos a placa e o Renavam do veículo, pois as exigências podem variar por estado.
Você pode acessar diretamente através dos sites dos Detrans dos seguintes estados: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO.
Quer consultar bloqueios só com a placa? A plataforma AboutCar oferece uma consulta abrangente que inclui dados cadastrais e restrições apenas com o número da placa. Clique [aqui] para saber mais!
Como resolver problemas com veículos bloqueados?
1. Bloqueio Judicial: É necessário aguardar a conclusão do processo judicial. Durante esse período, o veículo não pode ser negociado ou transferido.
2. Bloqueio Administrativo: Verifique o motivo do bloqueio, como a falta de realização de algum processo, e regularize a situação junto ao Detran.
3. Bloqueio Policial: Em casos de roubo ou furto, informe à polícia para que a investigação possa prosseguir. Comprar um veículo com restrição de roubo pode resultar em complicações legais, por isso é essencial consultar o histórico do veículo antes da compra.
Veja como é fácil consultar o histórico do veículo. Clique [aqui]!