Como Identificar um Odômetro Adulterado?

Como Identificar um Odômetro Adulterado: Dicas Práticas para Verificar a Quilometragem Real do Veículo

A adulteração da quilometragem é um problema comum no mercado de veículos usados, e muitas vezes é difícil de detectar. Aqui, reunimos três dicas úteis para você identificar um odômetro adulterado e garantir uma compra segura.

Descubra a Quilometragem Real pela Placa

Você sabia que é possível verificar a quilometragem real do veículo apenas usando a placa? Com a consulta veicular da AboutCar, você pode acessar o histórico de quilometragem, que inclui registros encontrados para a placa consultada. No entanto, essa informação só estará disponível se o veículo já tiver sido listado em um de nossos sites parceiros.

Como Identificar a Adulteração do Odômetro

Com os avanços tecnológicos, os carros modernos podem rodar muitos quilômetros sem apresentar problemas visíveis. No entanto, o número no velocímetro não é um indicador confiável da condição do carro. Por isso, alguns vendedores recorrem à adulteração criminosa da quilometragem para facilitar a venda.

Para ter certeza da procedência do veículo, sempre cheque o histórico completo. Aqui estão algumas dicas para identificar possíveis adulterações:

1. Verifique Manutenções e Revisões

Examine os carimbos de manutenções realizadas e compare os registros com a quilometragem atual do veículo. Isso pode ajudar a identificar inconsistências.

2. Procure Marcas no Painel

Verifique se há marcas que indiquem que o painel foi desmontado. Esse sinal é mais evidente em painéis analógicos, enquanto os digitais podem ocultar alterações, que são feitas via software. Para confirmar a quilometragem original em painéis digitais, consultar o histórico do veículo é fundamental.

3. Analise o Desgaste Interior

Observe o desgaste do volante, dos bancos e dos pedais. Um desgaste excessivo pode indicar que o veículo foi utilizado mais do que a quilometragem sugere. Carros com 50 mil quilômetros geralmente mostram pouco desgaste, enquanto aqueles acima de 100 mil começam a apresentar sinais mais evidentes.

Conclusão: Passos para Garantir uma Compra Segura

  1. Consulte a quilometragem recomendada para veículos seminovos ou usados.
  2. Cheque o histórico do veículo para confirmar se a quilometragem bate com o que está no odômetro.
  3. Fique atento aos sinais de adulteração mencionados.
  4. Faça a consulta veicular clicando aqui.

Se o carro passar por essas etapas, você estará mais seguro em relação à quilometragem.