Saiba mais sobre carros de arrancada!

Velocidade, potência e rápida resposta do motor. Esses são alguns dos atributos para preparar bons carros de arrancada.

Mas você sabia que essas máquinas não são tão diferentes dos carros que a gente vê no dia a dia?

Exatamente! O segredo dos carros de arrancada está na preparação. Eles recebem modificações específicas para ficarem aptos para esse tipo de atividade. Mas antes de falar sobre isso, precisamos explicar como funcionam as competições de arrancada.

O que são competições com carros de arrancada?

As provas de arrancada são competições onde dois veículos preparados, ou até mesmo em seu estado original, disputam uma corrida dentro de uma reta nivelada, saindo do estado imóvel, para ver quem faz o percurso em menor tempo.

É comum que uma pista de arrancada tenha um quarto de milha, que equivale a pouco mais de 400 metros, ou seja, o carro que tiver a melhor arrancada, vence a prova, já que é um espaço muito curto.

Onde essas competições de carros de arrancada são comuns?

As corridas de arrancada fazem parte, principalmente, da cultura norte-americana, existindo até mesmo organizações que regulamentam esse tipo de evento.

A principal associação de corridas de arrancadas é a NHRA – National Hot Road Association, dos Estados Unidos. Ela é a responsável por cuidar da estrutura desses eventos, criar regras e fiscalizar a segurança de todos os envolvidos.

Esses eventos surgiram após o final da Segunda Guerra Mundial. Naquela ocasião, fãs de velocidade buscavam uma forma mais barata de competir. Eles pegavam carros de ferro-velho e faziam uma revitalização, equipando-os com motores de alta potência.

O que são carros de arrancada?

Carros de arrancada podem ser carros em seu estado comum, sem modificações, ou carros que são preparados para ter um bom desempenho em competições como essa.

Nos eventos de automóveis, quatro tipos de carros costumam ser utilizados: carros comuns, muscle cars, funny cars e top fuel dragster. Vamos conhecê-los mais?

Carros comuns

Podem ser preparados ou utilizados sem configurações específicas. Entre os modelos mais utilizados estão os Volkswagen Golf, Fusca e Gol, além dos Chevrolet Caravan, Opala e Astra, e até mesmo o Ford Maverick.

Muscle Cars

Carros musculosos? É mais ou menos isso! Os muscle cars são veículos que receberam de fábrica mais potência, tamanho e velocidade para obter uma excelente performance.

Entre esses carros, figuram algumas lendas dos filmes e videogames, como o Chevrolet Camaro, Ford Mustang, Dodge Charger e Challenger, Plymouth Barracuda, Pontiac GTO e muitos outros.

Funny Cars

Os funny cars são veículos que só servem para competições de carros de arrancada. Apesar de contar muitas vezes com um chassi similar ao que é visto em carros comuns, eles recebem uma carroceria adaptada, de fibra de carbono, num formato quase que triangular, privilegiando a aerodinâmica.

Top Fuel Dragster

São os mais velozes para esse tipo de evento. Assim como os funny cars, os veículos da categoria top fuel dragster também são carros de arrancada e nada mais do que isso. Contam com uma carroceria diferenciada, com uma asa traseira alta e um corpo muito fino.

Esses carros costumam terminar uma prova de arrancadas em apenas 5 segundos, atingindo velocidades que superam os 500 km/h.

Vale destacar que os dragsters costumam utilizar um combustível composto por 90 de nitro e 10% de metanol.

Como são preparados os carros de arrancada?

Como já dissemos, os carros de arrancada costumam passar por preparações específicas que dão a performance necessária para um veículo participar desse tipo de evento.

Entre as partes mais modificadas de um carro de arrancada, estão o motor, transmissão, pneus e suspensão. Veja abaixo como funciona essa preparação:

Motor

Recebe modificações para produzir muito mais potência do que um motor convencional. Muitos carros de arrancada usam motores V8 ajustados ou motores turboalimentados para aumentar a potência.

Transmissão

É modificada para lidar com a potência extra do motor. Muitos carros de arrancada usam câmbio manual de alta performance, com várias marchas, para permitir que o motor alcance altas velocidades rapidamente.

Pneus

A maioria dos carros de arrancada usa pneus especiais de corrida, que são mais largos e mais aderentes do que os convencionais.

Suspensão

É ajustada para permitir que o carro tenha a máxima tração possível durante a corrida. Isso geralmente envolve o uso de molas mais duras e amortecedores especiais.