Honda CG 160: A Evolução de um Clássico
Lançada em 2016 para substituir a popular linha de 150cc, a Honda CG 160 rapidamente se consolidou como a moto mais vendida do Brasil. Com quatro variações, a marca japonesa acertou ao atualizar sua motocicleta mais emblemática, mantendo-se no topo do mercado.
Modelos de 2016 a 2023
A Honda CG 160 herdou a eficiência de combustível da sua antecessora, alcançando 40 km/l, e aprimorou o desempenho. As variações incluem: Start, Fan, Titan e Cargo.
Honda CG 160 Start
Modelo de entrada, a Start é movida apenas a gasolina, com potência de 14,9 cv e motor de injeção eletrônica. Possui freios a tambor nas duas rodas e partida elétrica.
- Potência máxima: 14,9 cv a 8.000 RPM
- Torque máximo: 1,54 kgfm a 6.000 RPM
- Velocidade máxima: 120 km/h
- Consumo: 31 km/l
- Tanque: 14,6 litros
- Altura: 1.087 mm
- Peso: 121 kg
Honda CG 160 Fan
Considerada a versão intermediária, a Fan tem especificações semelhantes à Titan, mas com um design mais simples. Ela oferece potência de até 15,1 cv com etanol.
- Potência máxima: 15,1 cv a 8.000 RPM
- Torque máximo: 1,61 kgfm a 6.000 RPM
- Velocidade máxima: 130 km/h
- Consumo: 35 a 41 km/l
- Tanque: 16,1 litros
- Altura: 1.087 mm
- Peso: 121 kg
Honda CG 160 Titan
A Titan, modelo topo de linha, apresenta estilo esportivo e um painel completo. Ela também possui características semelhantes à Fan, com uma leve diferença de preço.
- Potência máxima: 15,1 cv a 8.000 RPM
- Torque máximo: 1,61 kgfm a 6.000 RPM
- Velocidade máxima: 130 km/h
- Consumo: 41 km/l
- Tanque: 16,1 litros
- Altura: 1.087 mm
- Peso: 121 kg
Honda CG 160 Cargo
Voltada para transporte de carga, a Cargo é ideal para trabalhadores autônomos. Suporta até 20 kg e é adequada para baús.
- Potência máxima: 15,1 cv a 8.000 RPM
- Torque máximo: 1,54 kgfm a 7.000 RPM
- Consumo: 35 a 41 km/l
- Tanque: 16,1 litros
- Altura: 1.085 mm
- Peso: 119 kg
Dica: Ao considerar a compra de uma CG 160 usada, consulte o histórico do veículo para evitar problemas futuros. A consulta veicular é crucial na compra de um veículo.
Evolução e Modificações
Mesmo após sete anos, a Honda CG 160 mantém sua fórmula de sucesso com poucas alterações. Um destaque é o sistema de freios CBS, que combina os dois discos para uma frenagem mais eficiente. A edição especial “Titan 25 anos” trouxe novos grafismos, celebrando seu aniversário.
Mudanças estéticas são comuns, como a nova cor prata introduzida em 2024, com detalhes em vermelho e preto. Além disso, a CG 160 Start Fusco, um triciclo de carga leve, foi desenvolvida pela empresa brasileira Fusco Motosegura utilizando a base da CG 160 Start.