Por que devo usar CNH digital?
A Carteira Nacional de Habilitação, além de ser o documento que prova a condição do condutor estar apto a transitar com seu veículo, serve também como documento de identidade em todo o território nacional e ainda possui o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Registro Geral) do condutor.
O motorista pode ter sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na versão impressa e/ou digital.
O Código de Trânsito Brasileiro-CTB evidencia essas duas opções, impressa ou disponível no aplicativo do celular. No celular, basta ter bateria para o acesso, não é necessário ter conexão à internet para acessar o aplicativo.
Outra novidade é que o porte do documento será dispensado quando o fiscal de trânsito, no momento da conferência, tiver acesso ao sistema informatizado e conseguir verificar que o condutor está habilitado para a condução do veículo.
De acordo com o Portal de Serviços do DENATRAN, a carteira de habilitação digital também garante mais segurança ao usuário do aplicativo, em ter os dados criptografados e assinados digitalmente, por exemplo.
Mas, por quê?
Essa ‘’segurança’’ a mais faz com que a autenticidade do documento seja também assegurada, podendo assim, reduzir o risco de fraude e/ou falsificações, além da maior economia com impressões, digitalização e autenticação de cópias de documentos quando for necessário, tirando a praticidade em ter a carteira de motorista no celular, o que seria uma preocupação a menos.