Como dirigir carros com câmbio automático? Aprenda aqui.
Sempre teve carros manuais e fica inseguro na hora de dirigir carros com câmbio automático? Então veja as nossas dicas e se livre desse medo de uma vez por todas!
Para dirigir carros com câmbio automático, é importante deixá-lo na função “D” (que significa Drive, ou dirigir, em português). Para trocar de funções (letras) sempre pise no pedal de freio e, em seguida, ajuste o câmbio na posição desejada. Use os pedais do acelerador e do freio para aumentar e diminuir a velocidade e, quando for estacionar, deixe o carro na função “P”, com o freio de mão engatado.
Saiba mais:
Como dirigir carros com câmbio automático? Veja tudo o que você precisa saber!
1 – Como ligar o carro?
É comum que as pessoas que estão acostumadas com carros manuais, tenham dificuldade na hora de ligar um carro automático.
Mas é simples: sempre que for ligar carros automáticos, você deve pisar no pedal do freio. Em seguida, basta apertar o botão “Start” ou ligar o carro com a chave.
Feito isso, coloque na função “D”, para começar a dirigir. Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar na troca de funções.
2 – Macetes para a troca de funções
1 – Sempre pise no freio quando for alternar entre as funções do câmbio;
2 – Muitos câmbios automáticos têm um botão no pomo, que é a parte na qual você coloca a sua mão. Esse botão, normalmente, fica na lateral e, sempre que for movimentar o câmbio, você deve apertá-lo;
3 – Evite fazer trocas muito bruscas, porque isso pode causar desgastes;
4 – Não mude de funções com o carro em movimento.
3 – Conheça as funções do câmbio automático
D (Drive)
Drive significa dirigir e essa função é usada para andar com o veículo.
R (Reverse)
Essa é a função de marcha à ré, usada quando você quer que o veículo ande para trás.
N (Neutral)
Neutro é o famoso ponto-morto, você pode usá-lo em momentos específicos, como engarrafamentos, mas é bom não exagerar no uso dessa função.
P (Parking)
Parking significa estacionamento e essa função deve ser utilizada sempre que você for estacionar o veículo. Mas lembre-se de engatar o freio de mão, para garantir que ele realmente ficará parado.
Alguns carros automáticos ainda trazem outras funções
L (Low)
Essa função funciona como freio-motor. Ao acionar, a marcha ficará mais forte e o próprio motor ajudará a frear o carro.
Marchas sequenciais
As marchas sequenciais podem ser definidas como “1, 2 e 3” ou como “+ e -”. Essa função faz com que você possa controlar as marchas de forma parecida com a dos carros manuais, extraindo mais força do motor e otimizando o consumo de combustível. Vamos te explicar quando usá-las mais para frente!
S (modo Sport)
A função esportiva muda as respostas da transmissão, “esticando” mais as marchas e fazendo a passada em giros mais altos (cerca de 500 rpm a mais).
4 – Quando usar as marchas sequenciais?
As marchas sequenciais podem ser usadas em trechos de serra, assim você pode trocar as marchas de forma mais eficiente e ter mais interação com o carro, evitando imprecisões na subida. Além disso, você otimizará o funcionamento do motor, nas rotações adequadas, o que te ajuda a economizar combustível.
Essa função também facilita a sua vida durante ultrapassagens e retomadas, já que você pode ter mais controle do carro.
5 – Como estacionar o carro na subida ou na descida?
Um dos problemas mais recorrentes para quem ainda não está acostumado a dirigir carros com câmbio automático, acontece na hora de estacionar. É comum que o carro “volte” após ser estacionado e não fique totalmente parado como deveria.
Isso acontece porque, ao estacionar um carro automático na subida ou na descida, é necessário prestar atenção em alguns detalhes:
1 – Não deixe o carro na posição “N”, mas sim na posição “P”. Como dissemos anteriormente, “P” está relacionado à palavra “parking”, que significa “estacionamento”.
2 – Não esqueça de engatar o freio de mão. É ele que vai ajudar a “segurar” o carro estacionado em subidas ou descidas.
6 – Como funciona o Kickdown?
O Kickdown é um recuso muito útil durante as ultrapassagens. Essa função pode ser acionada quando o motorista precisa de mais força.
Quando o condutor aciona essa função e pisa fundo no acelerador, o dispositivo reduz uma ou duas marchas, para aumentar a faixa de giros de trabalho do motor, e entregar uma retomada mais rápida.
Nem todos os carros têm essa função, mas ela é cada vez mais comum nos carros modernos.
7 – O que fazer quando o câmbio enguiçar?
Normalmente, na base da alavanca do câmbio automático há uma plaquinha removível. Basta retirar essa plaquinha, como a ajuda de uma chave de fenda ou da chave do carro, e destravar o sistema de transmissão. Isso vai permitir que o veículo seja rebocado ou empurrado.
Dica: no Manual do Proprietário, é possível saber onde fica o sistema que “solta” o carro.
Ao contrário do que acontece com os carros manuais ou automatizados, os carros automáticos não “pegam no tranco”. Isso porque, quando o motor está desligado, o conversor de torque não funciona, então nenhuma marcha fica “engatada”.
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Quer saber mais sobre o câmbio automático? Veja abaixo as respostas para as principais perguntas sobre esse tema:
Como funciona o câmbio automático?
O sistema manual, que o mais comum nos carros antigos, tem engrenagens separadas, com diferentes relações para cada marcha. Ele conta com a embreagem para auxiliar o motorista nas trocas de marcha e é o próprio motorista que realiza essas trocas ao longo do percurso, de acordo com a velocidade e os giros do motor.
Já no câmbio automático, a embreagem é substituída pelo conversor de torque, que faz a ligação e transfere a força do motor para a transmissão. Então, as trocas de marcha são feitas automaticamente pelo sistema, que também leva em consideração a velocidade do veículo e as rotações do motor.
Quais são as vantagens e desvantagens dos câmbios com conversor de torque?
As principais vantagens do câmbio com conversor de torque são:
1 – Mais conforto ao dirigir
Como nos carros automáticos as marchas são trocadas automaticamente, o motorista pode guiar o carro sem ter que se preocupar com diversas coisas ao mesmo tempo. Isso, além de trazer mais conforto, ajuda a garantir mais segurança, já que é possível focar na estrada e nos outros veículos.
2 – Maior durabilidade
Como os câmbios automáticos são desenvolvidos para funcionar da forma mais eficiente possível, a durabilidade dos componentes é maior.
Mas, é claro que, essa durabilidade também dependerá das revisões e da troca de fluido, conforme for especificado pela fabricante.
E as principais desvantagens?
1 – Maior consumo de combustível
Por ser mais pesado, o câmbio automático exige um pouco mais do motor e isso aumenta o consumo de combustível do veículo. Mas, as caixas mais modernas, quando são combinadas a motores mais eficientes, fazem com que o consumo seja bem parecido com o dos carros manuais.
2 – Maior custo de manutenção
Mesmo que sejam mais duráveis e não exijam trocas frequentes dos componentes (como os câmbios manuais), os câmbios automáticos contêm tecnologias mais complexas, por isso, a manutenção é mais cara.
Para consertar um câmbio com conversor de torque, é necessário que a oficina seja especializada, tenha profissionais preparados e um ferramental específico.
Qual é a diferença entre câmbio automático e automatizado?
No geral, o funcionamento do sistema automatizado é parecido com o manual. A diferença é que esse mecanismo praticamente não precisa da ação do motorista. Ele conta com um dispositivo eletrônico que controla as mudanças de marcha.
Já o câmbio automático, não tem engrenagens para controlar a força do motor, mas sim um conjunto de discos que abrem e fecham, de acordo com a marcha utilizada.
Além disso, esse tipo de sistema tem uma peça chamada conversor de torque. Essa peça substitui o pedal da embreagem e é responsável por enviar a força do motor para as rodas.
Então, a principal diferença entre o câmbio automático e o automatizado, é que o automatizado ainda tem embreagem, mesmo que ela seja controlada de forma automática.