Cuidados que você deve ter com seu veículo no inverno

Você sabia que no inverno o seu veículo precisa de um cuidado a mais do que nas demais estações do ano? Um carro precisa também ser cuidado, a “saúde” do veículo precisa estar em dia, caso contrário, ele poderá te deixar na mão muito antes do previsto.

Dessa forma, algumas recomendações precisam ser seguidas, elas foram aconselhadas por engenheiros da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), para que seu carro não sofra com a nova estação.

Confira:

  • Fique de olho no líquido do radiador

Principalmente se você morar em regiões com temperaturas mais baixas, como, por exemplo, no sul do Brasil, não esqueça de olhar o nível de líquido do sistema de arrefecimento do motor, mais conhecido como”radiador”.

O produto usado pode esquentar, mas tende a esfriar de acordo com a temperatura externa e também com o desuso do veículo. Assim, para estas regiões, é aconselhado o uso de um anticongelante pelo fabricante.

  • Ar-condicionado

O ar-condicionado é muito usado, mas agora, em épocas mais frias, as pessoas acabam o descartando, o que não é legal! Não deixe de usar, mesmo que seja por alguns minutos, é importante que o conjunto mantenha o pleno funcionamento para evitar, alguns probleminhas chatos de serem resolvidos, por exemplo, o ressecamento de mangueiras e dutos, além de impedir que sujeira se acumule nos filtros.

  • Esquente o motor

Mas, como assim? O recomendado em dias frios é que de início você dirija o veículo mais devagar, justamente para que o sistema de injeção faça seu trabalho (o de aquecer o combustível) com mais calma, essa dica é valiosa!

  • Dobre o cuidado com a bateria

No inverno, as baterias tendem a gastar muito mais energia e, em consequência disto, ela trabalha muito mais do que o convencional para mantar a parte eletrônica do automóvel na ativa. Então, se for possível, evite deixar som, luz e outros equipamentos ligados quando o motor estiver desligado.