CNH Social: Como funciona a habilitação gratuita?

No dia 9 deste mês, nós falamos sobre o que é a CNH social, que muitas pessoas não sabem da existência desse projeto. E hoje, viemos para contar para você como funciona essa habilitação.

Resumindo, o objetivo principal desta CNH é facilitar que pessoas de baixa renda consigam obter sua primeira habilitação categoria B, com custos mais baixos.

Veja como funciona:

Quem tem direito, já que existem os requisitos?

  • Ter a partir de 18 anos;
  • Ser alfabetizado;
  • Comprovar renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Além disso, estar desempregado há mais de um ano a partir da data de solicitação do benefício, ser beneficiário de algum programa social (Bolsa Família, Auxílio Emergencial e outro ou estudante da rede púbica de ensino);
  • Estar inscrito no Cadúnico (Cadastro Único – que pode ser feito em qualquer CRAS – Centro de Referência de Assistência Social).

Cada estado tem um período para as inscrições, confira o prazo do seu estado.

Mas como eu faço para conseguir esta Habilitação?

Então, você primeiro precisa seguir todos os requisitos listados acima, depois, você precisa de inscrever no site ou ir até ao posto do Detran do seu estado (caso prefira ir até o local, leve os documentos e siga o protocolo devido às medidas de proteção à Covid-19).

Feito isto, é preciso que você aguarde para ter a sua inscrição aprovada, logo, o cidadão recebe um documento para se isentar das taxas do Detran.

*Confira as gratuidades, em caso de reprovação, o cidadão está sujeito a pagar taxa de aulas e de novas provas, por exemplo.

As regras variam de estado para estado.

Leia também: