Saiba mais sobre o Ford Ka

Em 2008, foi lançado na Europa uma geração do compacto que não tivemos no Brasil. Esse modelo dividia a base com o Fiat 500, modelo que foi vendido por aqui até o ano passado, vindo do México. Isso deixa claro que o Ford Ka, primordialmente um modelo europeu, não nasceu para ser o que é hoje.

O Ford Ka chegou ao Brasil logo depois da Europa, mas foi aqui que teve primeiro o motor de 1,6 litro. Lá existiram versões furgão, conversível e até um conceito elétrico. E na Índia é feito um sedã menor que o brasileiro.

Na verdade, o veículo foi criado na intenção de ser um subcompacto, como o VW Up!, o Fiat Uno e o próprio 500. Acontece que, na Europa, a Ford já tinha seu compacto, o Fiesta, é isso justifica tudo.

Aqui, a primeira geração do Ka foi um subcompacto. Depois, ele passou por uma reestilização à brasileira e ficou mais próximo em dimensões ao Fiesta.

Então, a Ford passou a posicionar o Ka como um modelo de entrada, apesar de não mais subcompacto, e o Fiesta como um hatch premium, já na nova e última geração.