Tesla terá que fazer recall?

Sim, é isso mesmo que você leu, Tesla terá de fazer recall de quase 54 mil veículos que podem desobedecer sinais de parada, isso nos Estados Unidos, e fará isso para corrigir problemas que pode fazer alguns modelos não pararem completamente em alguns cruzamentos que representem um risco à segurança.

Segundo a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o recall abrange alguns veículos Model S e Model X 2016-22, Model 3 2017-22 e Model Y 2020-2022, a NHTSA se pronunciou também sobre o recurso, que também conhecido como FSD Beta pode permitir que os veículos passem por um semáforo sem primeiro parar.

A montadora realizará uma atualização de software que desativa a funcionalidade “rolling stop”, ainda de acordo com a NHTSA. A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Mas, disse que o número de veículos beta do FSD nos Estados Unidos chegou a quase 60 mil, e que a mesma está testando a versão aprimorada de seu software de direção automatizada em vias públicas, mas o regulador juntamente com a montadora acham que os recursos não tornam os carros autônomos.

Em 27 de janeiro, Tesla disse que não estava ciente de nenhuma reclamação de garantia, acidentes, lesões ou fatalidades relacionadas ao recall, porém, informou à agência de segurança automotiva que lançou em outubro uma versão atualizada para incluir a funcionalidade rolling stop. A montadora disse que para usar o recurso, os veículos devem estar viajando abaixo de 9 quilômetros por hora e nenhum carro, pedestres ou ciclistas relevantes em movimento são detectados perto do cruzamento.

De acordo com um relatório apresentado à agência de segurança automotiva, a Tesla disse que se reuniu com a equipe da NHTSA em janeiro “para discutir a funcionalidade, incluindo parâmetros operacionais” e a montadora em concordou com o recall, ou seja, respondendo a pergunta do título:

Sim, a Tesla terá que fazer recall.