O que é CRLV? Qual é a diferença entre CRV e CRLV?

Você sabe o que é CRLV? CRLV é a sigla de Certificado de registro e licenciamento de veículo, é o documento que permite a circulação do veículo em vias particulares e/ou públicas. Após o pagamento de tributos estaduais, multas, taxas, impostos, por exemplo, o documento é liberado anualmente.

Afinal, sou obrigado andar com ele?

Sim, assim como a carteira de habilitação, esse documento é de porte obrigatório, blitz policial é um exemplo de uma das várias situações que pode ser exigido o CRLV (lei nº 13.281 de 2016, em vigor desde o final de 2016). Dirigir sem este documento acarreta infração leve e pode te resultar em uma multa de R$88,38, além da medida administrativa poder reter o seu veículo até a apresentação do documento (art. 232, CTB).

Na prática, o proprietário ou o condutor do veículo não é obrigado a levar o CRLV para todos os lugares que estiver indo, CASO FOR POSSÍVEL VERIFICAR DO SISTEMA DO AGENTE DE TRÂNSITO, porém, se acontecer algum problema no sistema, ou que esteja fora do ar, qualquer problema paralelo, o condutor fica responsabilizado pela infração. Ou seja, por via das dúvidas, o mais seguro é portar a sua documentação, inclusive o CRLV.

A principal diferença entre CRV e CRLV é a validade dos documentos. Sendo o CRLV emitido anualmente, o CRV não tem prazo de duração. Apenas em alguns casos específicos é preciso solicitar um novo documento.

A emissão de um novo CRV é obrigatória quando, por exemplo:

  • For transferida a propriedade;
  • O proprietário mudar o Município de domicílio ou residência;
  • For alterada qualquer característica do veículo;
  • Houver mudança de categoria.

É importante saber que, o caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário do veículo adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo documento é de trinta dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.

Resumidamente, o que significa que o CRLV é o documento expedido anualmente para indicar que o carro está apto a circular pelas ruas brasileiras. Já o CRV, é emitido para garantir que o veículo foi registrado junto aos órgãos de trânsito.